09/07/2025 18:37:00 - Atualizado em 09/07/2025 18:38:00

Trump anuncia tarifa de 50% para produtos brasileiros e Lula reage

Felipe Lessa/ Redação RedeTV!

Presidente dos EUA revela em carta a Lula que nova taxa entra em vigor em 1º de agosto

Intromissão de Trump em favor de Bolsonaro é um presente para Lula, diz Ricupero

(Fotos: Brendan Smialowski e Patrick T. Fallon/AFP)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (9) a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil. A medida começará a valer a partir de 1º de agosto.

Trump divulgou a decisão em uma carta endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, publicada em sua rede social, Truth Social. No documento, o republicano justifica a nova taxa citando uma relação comercial que considera "injusta" e, principalmente, a postura do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

"Conheci e tive contato com o ex-presidente Jair Bolsonaro, e o respeitei profundamente, assim como a maioria dos outros líderes mundiais. A maneira como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato — inclusive pelos Estados Unidos —, é uma desgraça internacional. Este julgamento não deveria estar acontecendo. Trata-se de uma caça às bruxas que deve acabar IMEDIATAMENTE!", escreveu Trump.

Ele acrescentou que a medida também se deve aos “ataques insidiosos do Brasil contra as eleições livres e os direitos fundamentais de liberdade de expressão dos americanos". Trump citou o STF por supostamente emitir "centenas de ordens de censura SECRETAS e ILEGAIS a plataformas de mídias sociais dos EUA, ameaçando-as com multas de milhões de dólares e expulsão do mercado brasileiro". Por isso, a tarifa de 50% será aplicada "além de todas as tarifas setoriais".

Essa nova tarifa é a mais alta de uma série de novas alíquotas anunciadas por Trump nesta semana.

O presidente americano também reiterou que a relação comercial entre Brasil e EUA é "muito injusta", marcada por desequilíbrios causados pelas "políticas tarifárias e não-tarifárias e pelas barreiras comerciais do Brasil". Ele sugeriu que os EUA deveriam se afastar da relação comercial de longa data.

Lula reage

Após o anúncio de Donald Trump, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reunirá com auxiliares, incluindo os ministros Mauro Vieira (chanceler), Geraldo Alckmin (vice-presidente) e Fernando Haddad (Fazenda), além de Sidônio Palmeira (Secom), para discutir o assunto. O governo planeja uma discussão interna sobre como reagir à medida protecionista de Trump, avaliando opções como elevar tarifas para produtos americanos, quebrar patentes farmacêuticas ou cassar licenças no setor audiovisual.

Apesar da ameaça, fontes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços não esperavam um aumento tão significativo nas tarifas, classificando o percentual de 50% como excessivo. Isso porque há negociações em andamento com os EUA visando a eliminação de sobretaxas já existentes de 25% para aço e alumínio, e 10% para outros produtos.

Fique informado com a RedeTV!

- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp

Clique aqui para acessar o Notícias RedeTV! no Youtube

Assista AO VIVO à programação da RedeTV!

Recomendado para você

Comentários