03/04/2025 11:54:00 - Atualizado em 03/04/2025 12:15:00

Pesquisa Genial/Quaest: Lula venceria adversários no 2º turno, mas disputa aperta

Ana Souza / Redação RedeTV

 No cenário mais emblemático, contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Lula registra 44% das intenções de voto

(Foto:Montagem/Divulgação)

A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (3) mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria os principais nomes da direita em um eventual segundo turno na disputa presidencial de 2026. No entanto, a vantagem do petista sobre alguns adversários diminuiu em relação ao levantamento anterior, realizado em janeiro deste ano.

O cenário da disputa contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem Lula com 44% das intenções de voto e Bolsonaro com 40%. Os dois aparecem tecnicamente empatados no limite da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais. 3% dos entrevistados se declararam indecisos e 13% afirmaram que votariam em branco, nulo ou se absteriam.

A pesquisa entrevistou 2.004 eleitores, em 120 municípios, entre os dias 27 e 31 de março. O nível de confiança do levantamento é de 95%.

Queda na vantagem contra Tarcísio e Caiado

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece com 37% das intenções de voto em um eventual segundo turno contra Lula, que tem 43%. A diferença, que era de nove pontos na pesquisa anterior, caiu para seis.

O mesmo ocorre no cenário contra o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União). Lula tem 44% contra 30% de Caiado, mas a vantagem do petista vem caindo. Em dezembro, ele tinha 54%, caiu para 45% em janeiro e agora aparece com 44%. Caiado, por outro lado, cresceu de 20% para 30% no mesmo período.

Lula mantém vantagem contra Zema e Eduardo Bolsonaro

Já contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), Lula aparece com 43% das intenções de voto, contra 31% do mineiro, mantendo uma vantagem de 12 pontos. Zema cresceu três pontos em relação a janeiro, enquanto Lula oscilou negativamente dois pontos.

Contra Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o petista venceria por 45% a 34%. O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro manteve o mesmo percentual da última pesquisa, enquanto Lula oscilou positivamente em um ponto.

Michelle Bolsonaro e Ratinho Júnior entre os possíveis adversários

Se a candidata da direita for a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), Lula teria 44% dos votos contra 38% dela. Outros 15% afirmaram que votariam em branco ou nulo, enquanto 3% se declararam indecisos.

No cenário contra o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), Lula venceria por 43% a 35%. O índice de votos em branco e nulos nesse cenário é de 19%.

Maioria dos eleitores ainda não tem candidato definido

A pesquisa também fez um levantamento espontâneo — quando os eleitores mencionam um nome sem receber uma lista de candidatos — Lula foi o mais citado por 9% dos entrevistados, seguido por Bolsonaro (7%) e Tarcísio de Freitas (1%). Outros nove nomes foram mencionados, mas não alcançaram 1% das respostas. A maioria dos entrevistados (80%) disse ainda não ter um candidato, enquanto 2% afirmaram que pretendem votar em branco ou nulo.

Recomendado para você

Comentários