Temporal causa cratera e deslizamentos no litoral de SP
Tatiana Fernandes - Redação RedeTV!Fortes chuvas atingiram Santos, Guarujá e São Vicente

(Foto: Agência Brasil)
Um temporal de grandes proporções castigou as cidades da Baixada Santista neste sábado (19), deixando um rastro de destruição e famílias desalojadas, conforme informações apuradas pelo G1. A situação mais crítica foi registrada em Guarujá, onde o acumulado de chuva em apenas seis horas atingiu 191 milímetros, ultrapassando a média de 190,7 mm esperada para todo o mês no município.
O G1 reportou diversos pontos de alagamento em toda a região. Em Santos, a intensidade da chuva foi tamanha que chegou a invadir um shopping. Já em São Vicente, um vídeo de câmeras de segurança flagrou o momento em que o asfalto de uma rua cedeu, abrindo uma cratera gigante.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta via celular para os moradores de Santos e do Guarujá, alertando sobre a intensidade da precipitação. Próximo ao Morro da Barreira do João Guarda, no Guarujá, onde uma tragédia em 2020 vitimou 34 pessoas, a sirene de emergência foi acionada preventivamente.
Apesar dos estragos, a Prefeitura da cidade informou que não houve registro de vítimas. Para acolher os desabrigados, a administração municipal disponibilizou a Escola Municipal Sérgio Pereira Rodrigues, além do Ginásio Guaibê e o Centro Esportivo Don Domenico como pontos de acolhimento.
A prefeitura de Guarujá também emitiu um alerta à população, reforçando os cuidados em caso de sinais de risco, como rachaduras em imóveis, movimentação de solo ou água barrenta saindo de ralos, orientando a evacuação imediata e o contato com o Corpo de Bombeiros (193) e a Defesa Civil (199) para ocorrências e orientações.
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp