Galvão Bueno dispara contra possível camisa vermelha da Seleção: "Isso seria um crime"
Pedro Brum/Redação RedeTV!Apresentador se mostrou indignado com a possibilidade da mudança
(Foto: Reprodução/Instagram)
Nesta segunda-feira (28), durante seu programa Galvão e Amigos, o apresentador Galvão Bueno expressou sua indignação ao comentar sobre a possibilidade de a Seleção Brasileira usar uma camisa vermelha na Copa do Mundo de 2026.
"Saiu a notícia de que a fornecedora de camisas da Seleção, em acordo com a CBF, para a Copa do Mundo de 2026, a camisa azul vai deixar de existir e terá uma camisa vermelha. O que tem isso a ver com a história? Isso é uma ofensa, sem tamanho, à história do futebol brasileiro. Estou muitíssimo na bronca", afirmou o narrador, claramente irritado.
O uniforme clássico da Seleção Brasileira é composto por uma camisa amarela, que é a principal, e uma camisa azul, utilizada como reserva, em referência ao uniforme que a equipe usou ao conquistar o título mundial de 1958.
"Isso seria um crime", disse Galvão, ao compartilhar um vídeo em suas redes sociais expressando sua indignação.
O debate foi gerado após o portal especializado em vazamentos de uniformes, Footy Headlines, divulgar que, segundo suas fontes, a segunda camisa do Brasil na Copa do Mundo de 2026 será vermelha, com a logo da Jordan no lugar do tradicional Swoosh da Nike.
Essa cor está intimamente associada à marca devido à relação com o jogador Michael Jordan, famoso por seu vínculo com o Chicago Bulls, time cujas cores predominantes são o vermelho, além do seu icônico tênis Air Jordan, que tem vermelho, preto e branco como base.
A escolha do vermelho para o uniforme também é associada à origem do nome Brasil, derivado do Pau-Brasil, árvore cujas cascas liberam uma tinta vermelha quando cortadas.
Além disso, essa mudança no uniforme reserva poderia contrariar uma das cláusulas do estatuto da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que estabelece que as cores dos uniformes da Seleção devem ser aquelas presentes na bandeira do país.
O artigo 13, inciso III, do capítulo III do estatuto da CBF, que trata das cores do uniforme, estipula que as camisas da Seleção devem seguir as cores da bandeira, mas também prevê uma exceção. Segundo o documento, "Os uniformes obedecerão às cores existentes na bandeira da CBF (...), não sendo obrigatório que cada tipo de uniforme contenha todas as cores existentes na bandeira e sendo permitida a elaboração de modelos comemorativos em cores diversas, sempre mediante aprovação da Diretoria".
Seleção Brasileira de camisa vermelha?? Isso seria um crime!! #GalvãoEAmigos pic.twitter.com/W0idiNccct
— Galvão Bueno (@galvaobueno) April 29, 2025
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para acessar nosso canal de Entretenimento no WhatsApp