Roberto Cabrini sobre pagar entrevistas a detentos: "Seria como remunerar o crime"
Publicada:13/11/2025 15:23:00
Ana Souza/RedaçãoRedeTv!
Jornalista foi o convidado do 'SuperPop' nesta quarta-feira (12)
(Foto: Reprodução/Instagram)
Durante entrevista ao ‘SuperPop’ (RedeTV!) nesta quarta-feira (12), Roberto Cabrini comentou o que pensa de jornalistas pagarem para fazer entrevista com criminosos. O hoje apresentador do ‘Domingo Espetacular’ (Record) é um dos nomes mais conhecidos do jornalismo investigativo no país.
“Estou totalmente contra se pagar para entrevistar criminoso. Eu acho que seria como você remunerar o crime”, afirmou Cabrini, em bate-papo com a apresentadora Luciana Gimenez. O repórter destacou ainda que nunca aceitou fazer entrevistas mediante pagamento. “Eu faço as entrevistas porque as pessoas confiam na minha credibilidade, sabem que eu vou perguntar tudo o que tem que ser perguntado, mas sabem também que eu vou respeitar o direito que elas têm de apresentar o lado delas da história.”
Ao falar sobre o processo de apuração e condução de entrevistas, Cabrini reforçou a importância da escuta atenta e da agilidade mental: “A melhor pergunta é aquela que surge mediante as respostas. Você tem que estar preparado com agilidade mental para poder perguntar no momento certo, aproveitando-se das pistas que forem sendo dadas pelo entrevistado.”
Perfeccionista, o jornalista afirmou que costuma repensar suas entrevistas após cada gravação: “Não tem uma única entrevista que, quando eu volto para casa, eu não pense: ‘Ah, podia ter perguntado isso, podia ter perguntado aquilo’. A nossa profissão é geradora de inquietação, e eu sempre acho que pode ser melhor.”
Roberto Cabrini ainda ressaltou que observar com atenção o entrevistado é essencial para compreendê-lo: “Procuro não tirar os olhos do entrevistado, porque eles me fornecem pistas do seu estado emocional e psicológico. Se eu tiro o olho no olho, perco grandes oportunidades de saber por que caminho trilhar.”
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
