Evaristo Costa tem doença de Crohn e relembra constrangimentos em avião após diagnóstico
Publicada:25/09/2025 16:48:00
Nathalia Ferreira / Redação RedeTV!
Jornalista reforça importância de cordão para deficiências não aparentes com seus seguidores
(Foto: Reprodução / Redes Sociais)
Na quarta-feira (24), Evaristo Costa não escondeu o entusiasmo ao contar nas redes sociais que chegou seu cordão de girassol, usado para identificar a existência de deficiências ocultas. O jornalista foi diagnosticado com a doença de Crohn e lembrou algumas situações delicadas que essa identificação poderia evitar.
"O girassol é o símbolo que representa as pessoas que possuem algum tipo de deficiência não aparente, oculta. Quando você olha pra ela, você não sabe que ela precisa de uma atenção especial, de um cuidado diferenciado", começou.
O comunicador detalhou em uma lista as doenças não aparentes. "Se você tem ou conhece alguém que tenha a doença de Crohn, com certeza você sabe quais são os sintomas. Dor abdominal, cólica, náusea, vômito, um cansaço além do comum. Mas o mais constrangedor é a diarreia. É quase involuntária", contou.
Antes de ter o cordão, Evaristo passou por alguns constrangimentos durante alguns episódios de crise. "Não é ir uma vez, duas vezes ao banheiro. É, ir 20, 30, 40 vezes. Eu já passei correndo indo ao banheiro do avião, e tinha uma fila e eu não consegui passar na frente. Constrangimento enorme, não preciso dizer o que aconteceu", relatou. "Eu já precisei entrar num restaurante, o segurança veio atrás e disse que eu não poderia usar o banheiro, só se eu consumisse. Eu perguntei: 'Eu posso primeiro usar o banheiro e depois consumir?' Ele falou assim: 'Não, primeiro você tem que consumir'."
Por fim, ele reforçou que o uso do cordão é opcional, mas é importante em situações urgentes e que no momento está em remissão da doença.
Confira o vídeo:
Ver esta publicação no Instagram
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para acessar nosso canal de Entretenimento no WhatsApp