10/07/2025 15:41:00

Trump restringe comentários no Instagram após críticas brasileiras por novas tarifas

Felipe Lessa/ Redação RedeTV!

As postagens do presidente dos EUA exibem que "os comentários nesta publicação foram limitados"

Trump com semblante sério

(Foto: Reprodução/ EPA/SHUTTERSTOCK)

Donald Trump limitou os comentários em seu perfil oficial do Instagram nesta quarta-feira (10), após anunciar a imposição de tarifas de 50% sobre o Brasil, com início em 1º de agosto. A decisão do presidente dos Estados Unidos gerou uma enxurrada de críticas de internautas brasileiros em suas publicações.

Na noite de quarta-feira (9), as postagens de Trump já exibiam o aviso que "os comentários nesta publicação foram limitados". Já no dia seguinte, embora parecesse possível interagir, qualquer tentativa de comentário era bloqueada com a notificação "não é possível realizar seu comentário".

A maioria das mensagens dos brasileiros enfatizava a soberania do país, ecoando a reação do presidente Lula à elevação das tarifas. Frases como "O Brasil é soberano, Trump, deixa-nos em paz" e "jamais aceitaremos interferência" foram amplamente utilizadas.

Entenda a decisão de Trump e a reação brasileira

Em uma carta divulgada nas redes sociais de Trump, ele justificou a medida tarifária, alegando, em parte, "ataques insidiosos do Brasil contra as eleições livres e os direitos fundamentais de liberdade de expressão dos americanos". No documento, o presidente também reiterou o pedido para que as autoridades brasileiras retirem as acusações contra Bolsonaro relacionadas à tentativa de golpe.

Donald Trump informou ainda que determinou a abertura de uma investigação sobre supostas restrições à atividade de empresas de tecnologia americanas no Brasil e outras práticas comerciais consideradas desleais ou injustas, invocando a Seção 301 da Lei de Comércio americana.

Posteriormente, o governo brasileiro divulgou uma nota indicando que pretende retaliar os EUA, utilizando a legislação brasileira de reciprocidade econômica, recentemente aprovada pelo Congresso. A nota destacou que os EUA acumulam um superávit comercial de aproximadamente US$ 410 bilhões com o Brasil nos últimos 15 anos.

Fique informado com a RedeTV!

- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp

Clique aqui para acessar o Notícias RedeTV! no Youtube

Assista AO VIVO à programação da RedeTV!

Recomendado para você

Comentários