"Acho que a gente tinha que tirar esse clima de fofoca em relação", diz Assessor-Chefe da Assessoria Especial da Presidência da República sobre Janja na China
Redação RedeTV!Celso Amorim é o convidado do ‘É Notícia’ desta quinta-feira (22)
(Foto: RedeTV!)
Assessor-Chefe da Assessoria Especial da Presidência da República, Celso Amorim é o convidado desta quinta-feira (22) no programa ‘É Notícia’, apresentado por Beatriz Bulla às 23h45, na RedeTV!.
Celso Amorim é graduado pelo Instituto Rio Branco, no centro de formação de diplomatas brasileiros. É diplomata de carreira e já serviu em Londres, Washington e Haia. Foi representante do Brasil na ONU (Organização das Nações Unidas) em Nova Iorque e Genebra. Além de sua atuação como Ministro das Relações Exteriores do governo de Itamar Franco (1993-1994) e Lula (2003-2010).
Em entrevista, o assessor comenta sobre uma possível crise diplomática com os Estados Unidos, após a ameaça do país ao Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). “Me parece uma coisa absurda, que órgão qualquer americano, sobretudo um órgão do executivo ou do judiciário americano, vai impor sanções a um membro da Corte Suprema Brasileira. Eu acho que seria um problema realmente sério”, diz.
Para Amorim, é necessário haver respeito mútuo entre as partes: “Eu acho que o respeito é sempre uma coisa mútua. Se há desrespeito de um lado, inevitavelmente, mesmo que a gente queira evitar uma, digamos assim, um agravamento da situação, as relações vão ser afetadas. Isso por ter impacto nas relações comerciais. Não é uma ameaça, eu digo pelo conhecimento que eu tenho de como as coisas se passam na prática”.
Sobre o episódio em que a primeira dama do Brasil, Janja deu declarações polêmicas durante uma reunião na China, o assessor destaca que não houve incômodos por parte dos presentes. “Eu acho que a gente tinha que tirar esse clima de fofoca em relação, mas uma coisa eu posso garantir, não houve nenhum incômodo […] ela expôs uma preocupação válida, o presidente da China respondeu de uma maneira natural e a própria empresa falou que é um diálogo, sabe? […] Acho que é uma preocupação válida, foi colocada de maneira educada, sem nenhum problema, num jantar. Não era uma reunião estritamente formal, nenhum problema”, explicou.
Segundo ele, é uma pobreza de espírito da mídia brasileira tratar o assunto desta forma: “Eu acho que, digamos, é uma pobreza de espírito da mídia brasileira […] é uma pobreza de espírito concentrar numa coisa à toa e eu não vejo problema nenhum. É um problema real, ela se sente dessa maneira, ela é uma pessoa sensível e expôs como muito natural, mas a diplomacia não pode. Nós não estamos mais na época do Congresso de Viena”.
O programa ‘É Notícia’, apresentado pela jornalista Beatriz Bulla, vai ao ar toda quinta-feira, às 23h45, trazendo personalidades de destaque em diversas áreas, diretamente dos estúdios da RedeTV!, em Osasco, Grande São Paulo e de Brasília.
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp