Corpo do papa Francisco é levado à Basílica de São Pedro; veja vídeo
Redação RedeTV!Vaticano estima que 1 milhão de pessoas compareçam ao velório
(Foto: Agência Brasil)
Na manhã desta quarta-feira (23), o corpo do papa Francisco foi levado da Casa Santa Marta, onde residia, até a Basílica de São Pedro, no Vaticano. O traslado faz parte das cerimônias previstas no cronograma oficial de ritos divulgado pela Santa Sé. A partir de agora, o velório está aberto ao público.
Os fiéis terão três dias para prestar suas homenagens ao pontífice antes do sepultamento, que acontecerá no sábado (26). Durante a chegada do corpo à basílica, mais de 20 mil pessoas se reuniram na Praça de São Pedro para acompanhar o momento solene, segundo informações do Vaticano.
O papa Francisco faleceu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos. O Rito de Transladação, que marcou o início das cerimônias fúnebres, foi conduzido por membros do Colégio Cardinalício presentes em Roma. Os restos mortais foram levados por uma escadaria até o interior da basílica, em um cortejo solene.
O percurso do caixão passou por pontos simbólicos do Vaticano, como a Praça Santa Marta, a Praça dos Protomártires Romanos e os Arcos dos Sinos, até alcançar a Praça de São Pedro.
The mortal remains of Pope Francis are carried up the steps of St. Peter's Basilica and into the Vatican Basilica.
— Vatican News (@VaticanNews) April 23, 2025
The Rite of Translation from the Casa Santa Marta was led by members of the College of Cardinals present in Rome, and over 20,000 people gathered in the square to… pic.twitter.com/c2GTXjVBrW
Durante o velório, os visitantes poderão acessar o local nos seguintes horários (sempre com entrada controlada de acordo com o fluxo de pessoas):
- Quarta-feira (23): das 11h à meia-noite no horário local (6h às 19h no horário de Brasília);
- Quinta-feira (24): das 7h à meia-noite (2h às 19h de Brasília);
- Sexta-feira (25): das 7h às 19h (2h às 14h de Brasília).
A expectativa do Vaticano é que cerca de 1 milhão de pessoas compareçam ao velório durante os três dias. As filas se formarão nos arredores da Praça de São Pedro, com acesso liberado conforme a capacidade de entrada. A despedida do público será concluída após a Liturgia da Palavra, conduzida pelo cardeal camerlengo, dentro da basílica.