CNH sem autoescola: proposta prevê novo modelo de formação de condutores
Ana Souza / Redação RedeTV!Aprendizado poderá ser feito com instrutor autônomo ou por conta própria, com foco na prova prática
(Foto: Freepik)
O governo federal estuda uma proposta que pode eliminar a obrigatoriedade de aulas em autoescolas para quem deseja obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida tem como objetivo reduzir os custos do processo e permitir que o candidato escolha a forma como vai se preparar para o exame prático exigido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Apresentada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, a proposta será encaminhada para avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Se for aprovada, o candidato terá autonomia para definir sua carga horária e poderá optar por receber instrução de um instrutor autônomo, sem a necessidade de estar vinculado a um Centro de Formação de Condutores (CFC).
Segundo o ministério, o uso de veículo adaptado para o treinamento também deixaria de ser obrigatório. O candidato poderá praticar com um carro próprio ou do instrutor, desde que em local privado. Caso a prática ocorra em via pública sem a presença de um instrutor credenciado, haverá infração.
A mudança, caso implementada, será aplicada inicialmente a candidatos das categorias A (motocicletas) e B (carros de passeio). O exame prático seguirá obrigatório para a emissão da CNH.
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp