15/04/2025 20:40:00

Batalhão da PM divulga vídeo com cruz incendiada e gesto polêmico

Evelyn Mendes / Redação RedeTV!

Cena mostra cruz em chamas, trilha dramática e gesto que lembra saudação nazista

(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Um vídeo publicado no perfil oficial do 9º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, causou polêmica nas redes sociais nesta semana. As imagens mostram policiais militares reunidos ao redor de cruzes em chamas e realizando um gesto que remete a uma saudação nazista.

A gravação, que foi apagada poucos minutos após ser postada no Instagram da corporação, traz uma produção cinematográfica: filmada à noite, com imagens aéreas, trilha sonora dramática e pelo menos 14 policiais diante de uma cruz em chamas. No cenário, há também um corredor de velas, viaturas ao fundo e duas bandeiras com o brasão do 9º Baep.

A publicação não indica onde o vídeo foi gravado, e a baixa iluminação dificulta a identificação dos envolvidos. Ainda assim, a exibição da cruz em chamas e o gesto polêmico levantaram suspeitas e críticas, principalmente pela semelhança com práticas de grupos extremistas.

O 9º Baep é uma unidade da Polícia Militar criada em 2019, durante a gestão de João Doria (PSDB), com o objetivo de atuar de forma ostensiva, especialmente no interior do estado — modelo inspirado na Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota). Atualmente, o batalhão também opera na capital paulista.

Até o momento, a corporação não se pronunciou oficialmente sobre o conteúdo do vídeo ou se haverá apuração interna a respeito da gravação e divulgação do material.

Veja!

Fique informado com a RedeTV!

- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp

Clique aqui para acessar o Notícias RedeTV! no Youtube

Assista AO VIVO à programação da RedeTV!

Recomendado para você

Comentários