Veja quem são os pré-candidatos ao governo de São Paulo
Publicada:01/07/2022 13:21:00
Redação RedeTV!
Rodrigo Garcia (PSDB) é o atual governador do estado
(Foto: Divulgação/Governo de São Paulo)
Em outubro, além de senadores, deputados federais e presidente, os eleitores também precisarão eleger o governador de seus respectivos estados.
Em São Paulo, com a saída de João Doria (PSBD), Rodrigo Garcia assumiu o cargo e ficará até o final deste ano, quando o mandato se encerra.
Os partidos têm até o dia 5 de agosto para indicar seus respectivos candidatos ao Executivo estadual.
Veja quem são os pré-candidatos:
Rodrigo Garcia (PSDB)
O atual governador substituiu Doria, que tentaria se eleger à Presidência da República. O tucano é advogado e empresário, e já foi deputado estadual e federal.
Tarcísio de Freitas (Republicanos)
Apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), o candidato foi ministro da Infraestrutura e é uma alternativa entre os que não querem nem o PT, nem PSDB em São Paulo.
Tarcísio é engenheiro e militar da reserva, e responsável pelo programa de privatizações no governo de Dilma Rousseff (PT).
Fernando Haddad (PT)
Ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, Haddad foi derrotado por Bolsonaro nas eleições presidenciais de 2018. O candidato é professor e advogado.
Márcio França (PSB)
O ex-governador do estado de São Paulo assumiu o cargo em 2018, quando Geraldo Alckmin (PSB) tentou se eleger presidente do Brasil. Em 2020, foi derrotado por menos de 3 pontos percentuais por Doria.
O candidato ainda aguarda as definições dos partidos PT e PSB para confirmar se será candidato ao governo estadual ou ao Senado Federal.
Vinicius Poit (Novo)
O candidato do Partido Novo cumpre seu primeiro mandato como deputado federal, eleito em 2018. Ele é um administrador de empresas e já atuou no mercado econômico.
Elvis Cezar (PDT)
Elvis Cezar é apresentador de televisão e já foi prefeito de Santana de Parnaíba, em São Paulo, entre 2014 e 2021. O agora candidato do PDT, de Ciro Gomes, também já fez parte do PSDB.
Abraham Weintraub (PMB)
Ex-ministro da Educação de Bolsonaro, Weintraub se declara um conservador. O candidato é economista e professor.
Felicio Ramuth (PSD)
Atual prefeito de São José dos Campos, o candidato deixou o PSDB e se filiou ao PSD ao receber o convite de Gilberto Kassab. Além do atual cargo, Ramuth também foi secretário de transportes e Assessor de Planejamento de Comunicação de São José dos Campos.
Gabriel Colombo (PCB)
Gabriel Colombo afirma que quer assumir o cargo e realizar uma “revolução socialista” no Brasil. De acordo com ele, não é possível “humanizar o capitalismo”. Formado em Agronomia, Colombo é o candidato mais jovem: 31 anos.
Altino Prazeres Junior (PSTU)
Ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Indústrias Químicas de Pernambuco, Junior chegou em São Paulo em 1995. Ele foi presidente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo de 2010 a 2016 e é formado em Matemática.
Veja também!
>>> Senado aprova PEC que reajusta o valor do Auxílio Brasil
>>> Fósseis de hominídeos podem ser os mais antigos do mundo, diz estudo
>>> CBF promove festa para celebrar os 20 anos do penta
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube