Eleições 2022

Eleições 2022

Veja algumas das principais novidades para as eleições de 2022

Redação RedeTV!

Segundo o TSE, o pleito eleitoral deste ano contará com o maior número de urnas eletrônicas

(Foto: Agência Brasil)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fez um planejamento a 26 dias das eleições, no qual  224,9 mil novos equipamentos foram adquiridos para serem utilizados nas eleições em outubro. Este ano, as votações contarão com o maior número de urnas eletrônicas já visto em uma eleição nacional.

Segundo o TSE, foram produzidas urnas de modelo UE2020 que correspondem a 21,6% de todas as 1.042.118 urnas fabricadas de 1996 até hoje. As novas urnas contam com um novo design, um processador 18 vezes mais rápido do que versões anteriores, o teclado também foi aprimorado, e a bateria passa a ter duração por toda vida útil do equipamento.

O terminal do mesário também passou por mudanças, deixando de ter teclado físico e, agora, conta com tela sensível ao toque. Sendo assim, enquanto uma pessoa vota, outra poderá ser identificada pelo mesário, o que aumenta o número de eleitores por seção ou diminui eventuais filas.

Além disso, uma das principais novidades destas eleições é a união de partidos em federações que foi instituída pelo Congresso Nacional na reforma eleitoral de 2021.

Em razão da pandemia, o TSE adiou a suspensão, por tempo indeterminado, referente a pagamentos de multas para eleitores que deixaram de votar nas Eleições de 2020 e que não apresentaram justificativas ou não pagaram o tributo.

Outra novidade é que o TSE criou um Programa de Enfrentamento à Desinformação em 2019 e se tornou uma ação permanente em 2021. A iniciativa conta com 154 parceiros e tem como objetivo prevenir e combater a disseminação de notícias falsas sobre o processo eleitoral na internet.

Recomendado para você


Comentários