Eleições 2022

Presidência do Brasil

TSE julga registro de candidatura de Roberto Jefferson nesta quinta-feira (1º)

Redação RedeTV!

Segundo o Ministério Público, o candidato está inelegível até 24 de dezembro de 2023 

(Foto: Agência Brasil)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julga nesta quinta-feira (1º) o registro de candidatura do candidato à Presidência da República do PTB, Roberto Jefferson. Ele está impedido de usar o horário eleitoral gratuito por uma condeção de improbidade administrativa.

O julgamento está marcado para começar às 10h, e o Ministério Público Eleitoral (MPE) defende que Jefferson não participe das eleições deste ano.

De acordo com órgão, Jefferson está inelegível até 24 de dezembro de 2023 em função da condenação na Ação Penal 470, o processo do mensalão, e não pode disputar as eleições deste ano. Pela Lei da Ficha Limpa, a inelegibilidade é de oito anos após o cumprimento da pena.

Roberto Jefferson foi condenado durante o escândalo do mensalão, em 2005, e liberado em 2016. Atualmente cumpre pisão domiciliar após uma operação da Polícia Federal em agosto de 2021, quando foi acusado de participar de uma organização criminosa para atacar a democracia pelas redes sociais. A operação teve o aval do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Veja também!

>>>RedeTV! News promove sabatinas com candidatos à Presidência da República a partir desta quinta-feira (1º)

>>>"Opinião no Ar" promove sabatinas com candidatos ao Senado por São Paulo

>>>TSE e Ministério da Defesa estudam projeto-piloto para usar biometria em teste das urnas

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você


Comentários