TSE conclui fabricação de 225 mil urnas para as eleições 2022
Publicada:27/07/2022 14:11:00
Redação/RedeTV!
Segundo o Tribunal, essa foi a maior produção da história desde 1998
(Foto:Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Na última sexta-feira (22), foi realizado o processo de licitação para compra de 225 mil novas urnas eletrônicas para as eleições 2022. Segundo o Tribunal, essa foi a maior produção da história desde 1998, que teve 1.042.118 urnas fabricadas.
Rafael Azevedo, coordenador de Tecnologia Eleitoral da Secretaria de Tecnologia da informação do TSE, afirmou que o processo de fabricação de uma urna eletrônica é complexo e o nível de qualidade exigido é o maior do mercado.O processo de fabricação é mais complexo do que o da maioria dos equipamentos eletrônicos. O nível de qualidade exigido na linha de produção e na auditoria do TSE é maior do que o empregado no mercado de eletrônicos, tudo visando a maior qualidade possível e estabilidade de um processo tão crítico como o de votação. A auditoria do processo de votação por parte dos servidores do TSE é extenuante e demanda um comprometimento grande da equipe durante muitos meses, em revezamento e longe de suas famílias”, explicou.
#Eleições2022 @TSEjusbr conclui fabricação e entrega das 225 mil urnas modelo UE2020 🥳 Essa foi a maior produção da história das urnas eletrônicas produzidas desde 1996 até hoje: https://t.co/HhlCOzc7t0 pic.twitter.com/26jdYnQv9q
— TSE (@TSEjusbr) July 26, 2022
Em junho de 2020, a Positivo Tecnologia venceu a licitação para produção das urnas eletrônicas no país. Segundo o TSE, a equipe da unidade inspecionou a produção de alguns módulos em Manaus e acompanhou todas as etapas de montagem final, além de procedimentos de segurança dos equipamentos.
Ainda segundo Azevedo, o empenho do Tribunal foi essencial para o sucesso da licitação e da produção das máquinas. No total, 577 mil urnas serão disponibilizadas aos Tribunais Regionais Eleitorais.
Além do novo visual, as urnas modelo UE2020 possuem processo 18 vezes mais rápidos que o da versão anterior. O teclado foi aprimorado e sua bateria terá duração durante toda a vida útil do equipamento.
Veja também!
>>>BC lança moeda colorida para celebrar bicentenário da independência
>>>Gasolina tem redução de 5% em julho, diz IBGE
>>>Time de especialistas tem "rodada magra" no Palpitão RedeTV!
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube