TSE aprova projeto-piloto apresentado pelas Forças Armadas
Publicada:13/09/2022 20:29:00
Redação RedeTV! com Agência Brasil
Proposta inclui a biometria de eleitores durante o teste de integridade das urnas
(Foto: Agência Brasil)
Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (13) a proposta de projeto-piloto apresentada pelas Forças Armadas na Comissão de Transparência das Eleições.
A proposta que inclui a biometria de eleitores durante o teste de integridade das urnas eletrônicas foi colocada em votação pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes.
“O TSE realizará, no âmbito das eleições, projeto-piloto com biometria com eleitores voluntários. Após votar, eleitores e eleitoras serão convidados a participar em uma lugar a parte, a fim de testar o sistema”, explicou Alexandre de Moraes durante a sessão.
A votação no plenário que durou 15 minutos, prevê que entre os 640 equipamentos do teste de integridade, 5% a 10% serão usados para biometria. O procedimento será feito em urnas eletrônicas sorteadas e contará com a participação voluntária de eleitores que estiveram nas seções eleitorais no dia da votação.
Além dos testes com biometria, a Justiça Eleitoral vai manter os tradicionais testes de integridade, nos quais servidores da Justiça Eleitoral e voluntários votam nas urnas que fazem parte da auditoria
Veja também!
>>> Petrobras anuncia redução de 4,7% no preço do gás de cozinha
>>> Presidente assina livro de condolências pela morte da rainha Elizabeth
>>> Cortejo da rainha Elizabeth II reúne milhares de pessoas em Edimburgo
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube