TSE aprova federação partidária entre PT, PC do B e PV
Publicada:25/05/2022 13:41:00
Redação RedeTV!
Siglas deverão atuar como partido único por pelo menos quatro anos
(Foto: Divulgação/PT)
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou na terça-feira (24), de forma unânime, a criação da federação partidária entre PT, PC do B e PV. A aliança se chama "Federação Brasil da Esperança" e é a primeira a ser aprovada pela corte.
Diante da decisão, as siglas deverão atuar como um partido único por pelo menos quatro anos, diferentemente das coligações, que as alianças se dão somente no período eleitoral. Elas atuarão juntas no Congresso, dividirão o Fundo Partidário, tempo de televisão e terão o conteúdo pragmático unificado.
O pedido para a criação da federação entre os partidos foi realizado em abril e, de acordo com os documentos dos partidos apresentados à corte, ela terá o objetivo de combater e superar o “Estado neoliberal”.
A possibilidade da criação de federações partidárias foi aprovada pelo Congresso Nacional em 2021, sendo as eleições deste ano as primeiras em que esse tipo de aliança será permitido.
Além da Federação Brasil da Esperança, há mais dois pedidos de federação a serem analisados pelo TSE: PSOL e Rede, e PSDB e Cidadania.
Veja também!
>>> MDB oficializa Simone Tebet como pré-candidata à Presidência
>>> PL indica Lincoln Portella para vice-presidente da Câmara
>>> Ataque à escola no Texas deixa mortos e feridos
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube