Roberto Jefferson tem registro de candidatura negado pelo TSE de forma unânime
Publicada:01/09/2022 11:51:00
Redação RedeTV!
Julgamento ocorreu na manhã desta quinta-feira (1º)
(Foto: Agência Brasil)
O candidato do PTB à Presidência da República, Roberto Jefferson, teve o registro de candidatura negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de forma unânime nesta quinta-feira (1º). O partido tem 10 dias para decidir, se quiser, um candidato substituto.
O Ministério Público Eleitoral (MPE) defendia que Jefferson não poderia participar das eleições deste ano porque está inelegível até dezembro de 2023. Ele foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em 2012, no julgamento do mensalão, mas recebeu um perdão em 2016.
Apesar disso, o MPE entende que a decisão não afetava seus "efeitos secundários", como por exemplo a impossibilidade de se candidatar a um cargo público.
Atualmente, Roberto Jefferson cumpre prisão domiciliar após ser alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) em agosto de 2021. Ele é acusado de participar de uma organização criminosa para atacar a democracia pelas redes sociais. A operação teve o aval do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Veja também!
>>>"Opinião no Ar" promove sabatinas com candidatos ao Senado por São Paulo
>>>TSE e Ministério da Defesa estudam projeto-piloto para usar biometria em teste das urnas
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube