Eleições 2022

Presidência do Brasil

Roberto Jefferson tem candidatura contestada pelo MP Eleitoral

Redação RedeTV!

Candidato do PTB pode ficar de fora da disputa ao Planalto por conta de uma condenação do mensalão em 2012

(Foto: Agência Brasil)

O candidato à Presidência da República pelo PTB, Roberto Jefferson, pode não participar da disputa eleitoral deste ano. Isso porque o Ministério Público Eleitoral (MPE) disse ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que Jefferson está inelegível até 2023 por conta de uma condenação do mensalão de 2012.

Na ocasião, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou o candidato do PTB pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Roberto Jefferson chegou a participar de uma delação premiada.

O presidenciável chegou a cumprir um quarto da pena de mais de sete anos que recebeu. Em 2016, ele também foi agraciado com um indulto natalino concedido pela então presidente Dilma Rousseff (PT) e autorizado pelo ministro Luís Roberto Barroso.

Apesar da pena ter sido perdoada, o MPE entende que isso não o afasta da inelegibilidade decorrente da condição criminal. O MPE pediu urgência na decisão do TSE para que a campanha de Jefferson não acesse verbas do fundo eleitoral. O tribunal tem até o dia 12 de setembro para julgar a situação de todas as candidaturas.

Veja também!

>>> TSE divulga tempo de cada candidato à Presidência na propaganda eleitoral

>>> Jair Bolsonaro lidera corrida eleitoral no Rio de Janeiro, diz pesquisa

>>> RedeTV! define regras de debate com presidenciáveis

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você


Comentários