Eleições 2022

Eleições 2022

Ricardo Barros apresenta projeto para criminalizar pesquisas fraudulentas

Redação RedeTV!

Deputado alega que a antecipação dos resultados não tem vantagem para o eleitor

(Foto: Agência Brasil)

Nesta quinta-feira (6), o deputado federal Ricardo Barros (PP) protocolou um projeto de lei que visa criminalizar as pesquisas eleitorais com resultados fraudulentos. 

O parlamentar alega preocupação diante dos resultados das votações, expressivamente distintos dos levantamentos divulgados. “As pesquisas eleitorais erraram para além da margem de erro esperada e não só para a presidência da República, mas também para diversos governos estaduais e para o Senado Federal. Um erro gravíssimo, já que esses levantamentos acabam manipulando e interferindo diretamente na escolha do eleitor, que muitas vezes se vê compelido a trocar seu candidato para fazer valer o voto útil,” justifica o documento. 

No projeto, as pesquisas que divergem da margem de erro dos institutos serão configuradas crimes. “Importante ressaltar que o crime que pretendemos criar se configura no exato momento em que se constata que os resultados definitivos divulgados pelo TSE divergem, além da margem de erro definida pelos próprios institutos em relação aos números da pesquisa publicada nos quinze dias anteriores às eleições."

Durante coletiva de imprensa na tarde desta quinta, Barros destacou que a antecipação dos resultados divulgados não tem vantagem para o eleitor, já que as pesquisas erraram o resultado em 26 estados. 

“Estou convocando o parlamento para por ordem, nisso, porque essas pessoas que mudam de voto, não precisavam mudar de voto e poderiam votar no candidato que elas gostaram mais.(..) não tem vantagem nenhuma nessa antecipação para o eleitor.”

A expectativa é que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), paute o projeto na próxima semana

CPI das Pesquisas 

O senador Marcos do Val (Podemos) anunciou na noite de quarta-feira (5) que reuniu o número necessário de assinaturas para abertura da CPI que deve investigar os institutos de pesquisas.

Do Val declarou que o objetivo do requerimento é apurar o erro expressivo dos levantamentos divulgados no primeiro turno das eleições. “A intenção da CPI não é acabar com os institutos de pesquisas, mas sim criminalizar aqueles que estão fazendo mau uso desse trabalho”, afirmou.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) também já informou que deve apresentar pedido para uma CPI na Câmara dos Deputados. 

Veja também!


>>> CPI das Pesquisas consegue assinaturas para ser instalada

>>> União Brasil libera filiados a apoiar Lula ou Bolsonaro

>>> Homem mata amigo após discussão política

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você


Comentários