'Puxadores de voto' ajudam a eleger outros candidatos à Câmara; veja lista
Publicada:05/10/2022 09:36:00
Redação RedeTV!
Nikolas Ferreira, Guilherme Boulos, Carla Zambelli e Eduardo Bolsonaro foram os mais votados do Brasil
(Montagem: RedeTV!)
Os quatro deputados federais mais votados do Brasil: Nikolas Ferreira (PL-MG), Guilherme Boulos (PSOL-SP), Carla Zambelli (PL-SP) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP) conseguiram eleger outros nomes de seus partidos.
No caso de Nikolas, que recebeu quase 1,5 milhão de votos, seis candidatos foram “puxados”. Isso se deve ao quociente eleitoral, que nada mais é que uma divisão dos votos válidos pelo número de cadeiras que cada estado tem direito. Dessa forma, quanto maior for a população, mais vagas são destinadas ao estado.
Boulos, por ter atingido pouco mais de 1 milhão de votos, ajudou a eleger dois deputados, já Carla Zambelli e Eduardo Bolsonaro, um deputado cada. Tudo isso porque todos eles atingiram ou ultrapassaram “meta” do quociente eleitoral no estado.
Veja a tabela:
No entanto, cada parlamentar precisa de um número mínimo de votos (10% do quociente), para que não haja uma imagem de “puxadores de voto”. Portanto, todos os candidatos ajudados pelos mais votados precisam atingir a porcentagem do quociente para poderem ter uma cadeira, caso contrário, o partido perde a vaga e ela é distribuída por meio da média (total de votos de cada partido pelas cadeira que ele já ganhou + 1).
Veja também!
>>> Ministro da Justiça pede que PF investigue institutos de pesquisas
>>> Senado aprova projeto para financiar o piso da enfermagem
>>> TSE terá medidas para evitar filas no segundo turno
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube