Presidente do TSE explica como será feito o Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas
Publicada:19/09/2022 20:27:00
Redação RedeTV!
A ação é feita no dia e no local da votação
(Foto: Agência Brasil)
Na última quinta-feira (15), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, contou como funcionará o Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas para as Eleições de 2022.
Segundo o presidente do TSE, a ação ocorre a partir do momento em que o eleitor aceita o convite feito pela Justiça Eleitoral.
Ao participar, é preciso que o voluntário pressione o dedo no leitor biométrico da urna. A partir da execução do eleitor, o equipamento é liberado para que os auditores externos realizem a votação.
Vale ressaltar, que o projeto-piloto é feito no mesmo local de votação, no entanto, ocorre em uma sala própria para a atividade.
De acordo com Moraes, ao participar do teste, o eleitor não vota duas vezes, pois é preciso garantir o sigilo do voto. Além disso, ele destaca que a ação serve para provar que o resultado é idêntico à vontade do eleitor.
“A Justiça Eleitoral é aberta a inovações e sugestões, mantendo o que está dando certo e garantindo a total lisura das eleições. Entre essas medidas, está o Teste de Integridade”, disse o presidente.
O projeto ocorrerá em 19 unidades da Federação, incluindo o Distrito Federal e mais 18 estados.
Veja também!
>>> Em Londres, Bolsonaro presta homenagem à rainha Elizabeth II
>>> Suspeita de participar da morte de ganhador da Mega-Sena é presa
>>> Líderes mundiais estão em Londres para o funeral da rainha Elizabeth II
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube