Missão internacional destaca que processo eletrônico de votação é seguro
Publicada:03/10/2022 12:52:00
Redação RedeTV!
Estrangeiros observaram as eleições deste domingo (2) e afirmaram que votação ocorreu de acordo com os requisitos internacionais
(Foto: Agência Brasil)
A Missão de Observação Eleitoral (MOE) da Rede dos Órgãos Jurisdicionais e de Administração Eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (ROJAE-CPLP), que acompanhou o primeiro turno das Eleições 2022 neste domingo (2), destacou que o processo eletrônico de votação mostrou-se seguro e confiável.
A declaração preliminar foi divulgada em entrevista coletiva realizada na manhã desta segunda-feira (3), em Brasília, e contou com a presença do presidente da missão, João Damião, membro da Comissão Nacional Eleitoral de Angola, e do porta voz da missão, João Almeida.
No documento, o grupo reforça que as eleições gerais no Brasil, sob o ponto de vista organizacional, ocorreram em conformidade com os preceitos legais aplicáveis e satisfizeram os requisitos internacionais.
Segundo o documento apresentado pelo porta voz da missão, a utilização de meios eletrônicos de votação, nas condições observadas, e submetidos a um processo de validação publicamente conhecido, revelou-se “segura, confiável e expedita e não suscitou reclamações”, nem foram observados procedimentos que podem questionar a transparência e a verdade da votação.
Na declaração, a missão destacou ainda a forma pacífica e ordeira como aconteceu a votação e a observância generalizada dos procedimentos legais, e devido a tal fato, parabenizou o povo brasileiro e, em especial, as autoridades, instituições e cidadãos com intervenção no processo. “O povo brasileiro é pacífico e não esperávamos nada diferente disso”, ressaltou o porta voz durante a entrevista.
Veja também!
>>> Jair Bolsonaro e Lula decidirão eleição para presidente no segundo turno
>>> Tarcísio de Freitas e Fernando Haddad disputam segundo turno em São Paulo
>>> Marcos Pontes é eleito senador em São Paulo
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube</p