Eleições 2022

Eleições 2022

Líderes internacionais cumprimentam Lula por vitória na eleição

Chefes de governo enviaram mensagens para o presidente eleito logo após o anúncio do resultado 

(Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert)

Minutos após o anúncio da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida presidencial na noite deste domingo (30), diversos líderes mundiais como Emmanuel Macron, Joe Biden, Marcelo Rebelo, publicaram mensagens repercutindo o resultado das eleições no Brasil. 

Emmanuel Macron, presidente da França

"Parabéns, caro @Lulaoficial, por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil. Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países", afirmou Macron no Twitter.

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos 

"Parabenizo Luiz Inácio Lula da Silva por ser escolhido para ser o próximo presidente do Brasil após eleições livres justas e com credibilidade. Espero que trabalhemos juntos para continuar a cooperação entre nossos dois países nos meses e anos futuros", disse o líder americano em comunicado. 

(Foto: Reprodução)

Gustavo Petro, presidente da Colômbia

 "Viva Lula”, publicou no Twitter. 

Marcelo Rebelo, Presidente de Portugal 

“O Presidente da República felicita o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela eleição como Presidente da República Federativa do Brasil, com a certeza de que o mandato, que vai iniciar em janeiro próximo, corresponderá a um período promissor nas relações fraternais entre os povos brasileiro e português e por isso também entre os dois Estados”, disse. 

Pedro Sanchez, premiê da Espanha

"Parabéns, Lula, pela sua vitória nestas eleições em que o Brasil decidiu apostar no progresso e na esperança. Vamos trabalhar juntos pela justiça social, igualdade e contra as mudanças climáticas. Seu sucesso vai ser do povo brasileiro", postou o chefe de governo da Espanha.

Gabriel Boric, presidente do Chile

“O presidente do Chile postou no Twitter apenas "Lula. Alegria!"

Pedro Sanchez, primeiro-ministro da Espanha

 “Progresso e esperança". O espanhol disse que os dois vão "trabalhar juntos pela justiça social, a igualdade e contra as mudanças climáticas".

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela

"Comemoramos a vitória do povo brasileiro, que neste 30 de outubro, elegeu Lula como seu novo presidente. Viva os povos determinados a serem livres, soberanos e independentes! Hoje, no Brasil, a democracia triunfou. Parabéns, Lula! Um grande abraço!", postou no Twitter o mandatário venezuelano.

Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá

"O povo do Brasil falou. Estou ansioso para trabalhar com @LulaOficial, fortalecer a parceria entre nossos países, entregar resultados para canadenses e brasileiros e avançar em prioridades compartilhadas – como proteger o meio ambiente. Parabéns, Lula!", postou.

Andrés Manuel López Obrador, presidente do México

"Ganhou Lula, bendito povo do Brasil. Haverá igualdade e humanismo", escreveu o líder do país

Luis Arce, presidente da Bolívia

"Parabéns irmão Lula, eleito presidente do Brasil! Sua vitória fortalece a democracia e a integração latino-americana. Temos certeza de que você conduzirá o povo brasileiro pelo caminho da paz, do progresso e da justiça social", escreveu.

Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai

"Saudamos o presidente eleito do Brasil @LulaOficial. Confiamos em trabalhar por um Mercosul moderno e aberto ao mundo. Da mesma forma, esperamos continuar e melhorar as excelentes relações bilaterais", escreveu.

Alberto Fernández, presidente da Argentina

"Parabéns, Lula! Sua vitória abre um novo tempo para a história da América Latina. Um tempo de esperança e futuro que começa hoje. Aqui você tem um parceiro para trabalhar e sonhar alto com a boa vida de nossos povos",  postou no Twitter. 

Recomendado para você


Comentários