Eleições 2022

cerimônia no tse

Eleições 2022: TSE verifica sistemas e emite a zerésima da totalização dos votos

Redação/RedeTV!

Cerimônia atestou integridade e autenticidade dos sistemas aferidos

(Foto: Ascom/TSE) 

Neste sábado (1º), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou as etapas de verificação dos sistemas eleitorais que irão ser usados nas eleições deste domingo (2). 

Entre os procedimentos realizados, tribunal deu início a emissão da zerésima do sistema de totalização dos votos. A zerésima, por sua vez, trata-se de um relatório impresso que mostra que não há nenhum voto pré-computado. 

Os procedimentos realizados fazem parte do cronograma de fiscalização dos sistemas eleitorais. O evento contou com a participação de técnicos do TSE 

Além da zerésima, houve também a checagem de que os sistemas que irão ser usados na eleição são os mesmos que foram lacrados no dia 2 de setembro. Ao todo, quatro sistemas foram analisados, são eles os responsáveis pela transmissão, recebimentos e totalização dos dados. 

Os procedimentos foram concluídos com êxito e irregularidades não foram encontradas. 

Júlio Valente, secretário de TI do Tribunal,  informou que a cerimônia comprovou que os sistemas instalados no DataCenter do TSE são os mesmos sistemas lacrados no dia 2 de setembro em evento no Tribunal.    

“A cerimônia fez duas comprovações. A primeira é que o sistema é íntegro e autêntico e é exatamente o que foi lacrado pelas autoridades no dia 2 de setembro. A segunda é de que não há votos [para qualquer candidato a presidente da República]”, enfatizou Valente.

Comparecimento

Acompanharam a verificação dos sistemas representantes da Polícia Federal, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Tribunal de Contas da União (TCU), da Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Controladoria-Geral da União (CGU), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Exército Brasileiro (Forças Armadas) e do Partido Verde.

Cerimônia de Lacração

No dia 2 de setembro, o TSE concluiu a Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas Eleitorais, iniciada no dia 29 de agosto. O evento comprovou a autenticidade e integridade dos programas eleitorais que serão utilizados nas urnas eletrônicas e demais equipamentos nas Eleições 2022.

Recomendado para você


Comentários