Eleições 2022: quem não votou no 1º turno pode votar no segundo
Publicada:10/10/2022 18:23:00
Redação RedeTV!
Para votação, o título de eleitor precisa estar em dia
(Foto: Agência Brasil)
A eleitora ou o eleitor que não votou no primeiro turno das Eleições 2022, que ocorreu em 2 de outubro, pode votar no segundo turno, marcado para o próximo dia 30.
No entanto, o título de eleitor não pode estar cancelado nem suspenso pela Justiça Eleitoral.
No primeiro turno, mais de 156 milhões de eleitores estavam aptos a votar, contudo, deste total, cerca de 80% do eleitorado foram às urnas, contabilizando uma abstenção de 20,95%.
Após o pleito, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, ressaltou a importância do comparecimento às urnas no dia 30. “Convido todos a participarem novamente no segundo turno, a participarem da grande festa da democracia. O comparecimento de todas as eleitoras e todos os eleitores é muito importante para que possamos demonstrar, novamente, a maturidade da democracia brasileira e para que possamos completar esse ciclo eleitoral das Eleições Gerais de 2022”, declarou.
Para a Justiça Eleitoral cada turno conta como uma eleição, sendo assim, é possível votar no segundo pleito mesmo não tendo comparecido ao primeiro.