Eleições 2022

No Senado

CPI das Pesquisas consegue assinaturas para ser instalada

Redação RedeTV!

Requerimento foi apresentado pelo senador Marcos do Val

(Foto: Agência Senado)

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) anunciou nesta quarta-feira (5) que reuniu o número de assinaturas necessárias para abertura da CPI que deve investigar os institutos de pesquisas.

O requerimento apresentado por Do Val recolheu 29 assinaturas para instalar a comissão, entre elas, a da senadora Soraya Thronicke (União Brasil), que disputou a Presidência da República. A coleta de assinaturas começou um dia após a votação no primeiro turno, segunda-feira (3). 

Segundo o autor do pedido, o objetivo é apurar a grande diferença entre o resultado do primeiro turno das eleições e as previsões de pesquisas de intenções de voto. “Aferir as causas das expressivas discrepâncias entre as referências prognósticas, principalmente de curtíssimo prazo, e os resultados apurados”, afirmou o parlamentar.

O pedido de investigação será apresentado ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que deve decidir pela abertura da CPI. “A intenção da CPI não é acabar com os institutos de pesquisas, mas sim criminalizar aqueles que estão fazendo mau uso desse trabalho”, afirmou Do Val em entrevista a Veja.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) informou que também pretende apresentar um pedido de abertura da CPI na Câmara dos Deputados.

Veja também!


>>> Ministro da Justiça pede que PF investigue institutos de pesquisas

>>> Senado aprova projeto para financiar o piso da enfermagem

>>> TSE terá medidas para evitar filas no segundo turno

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você


Comentários