Conselho de Ética da Alesp abre processo de cassação contra Isa Penna
Publicada:07/10/2022 12:30:00
Redação RedeTV!
Parlamentar é acusada de quebra de decoro
(Foto: Reprodução/Instagram: @isapenna)
Na última quarta-feira (5), o Conselho de Ética da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) aprovou a denúncia de quebra de decoro parlamentar contra a deputada estadual Isa Penna (PCdoB). O processo foi comandado pelo deputado estadual Coronel Telhada (PP) e publicada nesta sexta-feira (7) no Diário Oficial da Alesp.
A ação foi determinada por conta da participação de Penna em um protesto em Registro, no interior de São Paulo. A manifestação em questão era contra a decisão do delegado da Delegacia da Mulher da cidade, Fernando Carvalho Gregório, que libertou o procurador Demétrius Oliveira de Macedo, acusado de agredir a procuradora-chefe Gabriela Samadello Monteiro de Barros.
No dia 20 de junho, através de um vídeo publicado nas redes sociais, é possível ver Demétrius dando socos e chutes na colega. O acusado foi encaminhado para o 1° DP de Registro e, após boletim de ocorrência ter sido registrado, foi dispensado pelo delegado com a justificativa de “falta de flagrante”.
Isa Penna e 60 mulheres protestaram contra a decisão de Gregório, cobrando uma posição do delegado. “Você está me dizendo que você olhou para a cara daquela mulher, que está de olho roxo, que nunca vai esquecer isso na vida dela, e você mandou ela para casa e liberou o agressor dela? Sem pedir uma medida protetiva que fosse?”, questionou a deputada em fala que também foi gravada.
O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) considerou a cobrança como “desrespeitosa e acintosa”. “O meio utilizado pela parlamentar para se insurgir contra as providências de Polícia Judiciária tomadas acerca dos fatos é inadmissível, totalmente inadequado e ultrapassou os limites da imunidade e prerrogativa do seu mandato”, diz um trecho da nota divulgada.
Agora, Isa Penna terá que apresentar sua defesa e provas para análise do Conselho de Ética da Alesp. Em caso de perda do mandato, a decisão será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e votada no Plenário.
Veja também!
>>> Brasil entrega memorando inicial para entrada na OCDE
>>> Suspeita de bomba em evento com Bolsonaro mobiliza Bope
>>> Pará investiga suspeita de paralisia infantil em criança de 3 anos
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube